Alugar GPS junto com o carro, se perder no hora de pegar o metrô, ter que esperar chegar em casa para poder falar com os amigos, ou pagar altíssimas tarifas da sua companhia local para usar apenas o básico ficou no passado. Hoje é completamente inaceitável você ficar desconectado durante sua viagem. Seu celular pode te ajudar em inúmeras oportunidades. Farei um post em breve falando como tirar o melhor proveito do seu celular, a questão agora é como ficar conectado! 

paris celular


Você não precisa e não deve ficar refém da sua companhia aqui no Brasil, a não ser que você tenha que manter seu número próprio durante a viagem, e também tenha bastante $$$ para contratar os serviços de roaming internacional de sua companhia. Se quiser manter o número recomendo levar dois celulares. 


Hoje existem duas opções para você que quer se manter conectado mas sem gastar muito dinheiro. A primeira, que eu recomendo para todos, é fazer um plano no país que você vai viajar. Maioria dos países possuem operadoras que fazem planos exclusivamente para estrangeiros de férias. E o melhor; o preço em maioria dos casos são melhores que os nossos altos preços aqui no Brasil e a internet é ainda melhor. Alguns permitem até que você use o “hotspot” do celular e compartilhe a internet com amigos ou com seu laptop (mas fique atento e verifique com a operadora para não queimar seus créditos). 

Para ter uma idéia de valores, eu paguei na Tailândia (onde achei que fosse ficar sem celular) R$200 para ter 10GB de internet pelo mês inteiro!! O dobro do que tenho no Brasil. Eu fiz um plano top, é claro que você encontra planos bem mais em conta com menos internet. Também não é difícil achar essas operadoras; em alguns países você consegue encontrar as lojas até mesmo no aeroporto e já ir pro hotel online! Cada país trabalha com preços destintos e o prazo do plano também muda, tente comparar pelo menos duas operadoras se possível antes de fechar seu plano.

Na loja o processo é bem simples e em muitos casos você já sai com o celular funcionando. E como você paga pelo serviço pré-pago, você não precisa se preocupar com cobranças astronômicas no seu retorno de viagem, só cuidado para não queimar seus créditos fazendo o que o seu plano não incluí, como ligações para o exterior. Ela vai permitir que você ligue e você vai ficar todo feliz. Mas dia seguinte é provável que sua internet não esteja mais funcionando e você tenha que colocar mais créditos. Portanto se informe direitinho o que pode e não pode fazer e quais adicionais sua companhia oferece. Nos Estados Unidos e na França por exemplo, você consegue em alguns planos pagar um pequeno adicional (na loja!!) e falar ilimitado com números fixos no Brasil. Na França eu paguei 10 euros por esse serviço, e se não me engano é $10 nos EUA (mas você pode utilizar o Skype se tiver conectado e gastar ainda menos). 



Se for ficar um mês ou mais fora do Brasil recomendo diminuir sua conta local (para não perder o número se cancelar) e usar esse dinheiro para comprar seu chip no exterior. 


A segunda opção, menos efetiva mas mais barata, é utilizar o wifi onde for. Nos dias de hoje é extremamente simples achar um restaurante, café ou loja que ofereça wifi. Para ter ideia, no Nordeste aqui do Brasil, em um lugar completamente no meio do nada, conheci um restaurante que não tinha energia mas o proprietário comprou uma pequena placa de energia solar para ligar seu roteador e oferecer wifi para os cliente.. Vai vendo. Imagina na Europa? 

Antes de sair de casa na sua viagem procure baixar os mapas e pesquisar os lugares onde vale a pena ir. E durante o dia vai corrigindo e se adaptando parando rapidinho em um café para descansar as pernas, tomar um café, e claro, acessar a internet. 


Ficar sem celular no exterior nos dias de hoje é inaceitável. Acho até que você deve maneirar no uso e aproveitar a viagem, entretanto use os benefícios que o celular oferece. Aproveite melhor seu tempo, conheça melhor a cidade que você está visitando, pegue o metrô certo, não deixe o taxista te enrolar, e por ai vai. Recomendo a primeira opção de comprar um chip, acho um dinheiro muito bem gasto já que ele irá te tirar de situações chatas e ainda fará com que você consiga aproveitar sua viagem ao máximo. 


Boa viagem!!






1 Comment