Muitos de vocês vieram me perguntar como eu faço para conseguir tirar a foto no momento certo; no momento critico da manobra, do pulo, ou qualquer doideira que esteja fazendo. Para tirar essa dúvida estou escrevendo este breve post, que com certeza irá ajudar você a registrar o melhor momento da sua próxima aventura! Esse post se concentra exclusivamente na explicação de como registrar o momento certo entretanto, outros detalhes (principalmente a iluminação) também contribuem demasiadamente para a nitidez da foto. Mas isso ficará para outro post. 

 

Na GoPro temos algumas opções de modos de foto, como vocês já devem saber, claro… Portanto vou explicar qual devemos usar para cada momento. 

 

SINGLE

 

O single é um dos modos que mais uso na minha GoPro. O maior motivo é por causa da resolução e nitidez da foto; que é bastante superior quando comparada ao Time-Lapse ou Burst mode. Então quando for tirar foto de uma paisagem, ou algo que não exija e precisão do milésimo, opte sempre pelo single. Mas sabemos que isso é completamente inviável quando queremos tirar a “seflie” em ação ou quando queremos registrar um momento exato da manobra. 

Essa foto por exemplo foi usado o modo "Single" para conseguir uma boa resolução. 

Essa foto por exemplo foi usado o modo "Single" para conseguir uma boa resolução. 

 

BURST x TIME-LAPSE

 

Alguns me falam que preferem usar burst mode, onde podemos tirar até 30 fotos em 1 segundo, e outros me falam que preferem usar o time-lapse, onde podemos tirar até 2 fotos por segundo até você apertar o botão para parar. A verdade é que cada um tem suas vantagens e desvantagens, então cada situação exige uma configuração diferente. 

 

O burst mode é o meu modo preferido em três situações: 

A primeira é quando alguém esta tirando foto minha e quero ter dezenas de fotos para poder escolher a minha preferida. Aquela do momento exato! Com o burst, que normalmente deixo em 30 fotos por 3 segundos, consigo ter certeza que a manobra inteira será registrada (por serem 3 segundos) e tenho certeza que pelo menos uma vai estar legal.  

Outra situação que gosto de usar o burst é quando vou pular de uma pedra na água por exemplo, onde a “ação” em si não demorará mais que 3 segundos e eu posso com facilidade apertar o botão quando estiver no ultimo passo do pulo. 

A outra situação na qual uso o burst mode é quando estou com o controle remoto e com a câmera presa em algum lugar, como no kite ou em um longo pole por exemplo. Ai eu normalmente boto a configuração para 30 fotos em 6 segundos, acionando a GoPro bem antes de realizar o quer que seja. E os 6 segundos dão bastante tempo para me preparar para um salto e saltar. 

Foto usando o burst-mode. Ativei antes de pular a ponte e..... pulei.....

Foto usando o burst-mode. Ativei antes de pular a ponte e..... pulei.....

Time-Lapse:

O time-lapse é para ser usado naquela situação onde você não tem ninguém tirando foto sua, você está com a câmera presa no pole e fica complicado apertar o botão para começar a tirar foto.

Uso o time-lapse com uma foto a cada meio segundo quando estou praticando algum esporte como Surf, kite ou skate, onde não tenho como ficar apertando o botão para começar a tirar foto o tempo todo. Então no surf por exemplo, eu aperto o botão quando começo a remar e só paro quando saio da onda. No skate, eu ligo quando começo a descer uma rampa e só desligo quando acabo a descida. 

Quando quero tirar uma simples “selfie”, uso o time-lapse com foto a cada segundo ou dois.. 

Seflie, tirando uma foto a cada segundo. 

 

Conclusão:

O time-lapse é mais simples de usar, e é provável que você tenha algumas fotos boas depois de uma sessão. Entretanto o burst garante que você terá registrado o momento exato, mas ele requer mais atenção e acessibilidade do usuário. Tendo um controle remoto e hábito de usá-lo, recomendo usar mais o burst mode, e deixar o time-lapse apenas para as selfies! 

Burst mode utilizando o controle remoto e 30 fotos a cada 6 segundos. 

Burst mode utilizando o controle remoto e 30 fotos a cada 6 segundos. 

Só não se esqueça de selecionar as melhores fotos e apagar o resto. O time-lapse e burst fazem com que você fique com centenas de fotos, e seu cartão estará cheio em pouco tempo… 


5 Comments